• 0800 773 0014
  • spsp@spsp.com.br
postado em 28/07/2022

Dicas de Limpeza - Ciclo de Sinner

A eficiência do processo de limpeza e higienização pode ser descrita de acordo com o Ciclo de Sinner
A eficiência do processo de Limpeza e Higienização pode ser descrita de acordo com o Modelo de Sinner, publicada por Herbert Sinner em 1960, que descreve o processo ideal de limpeza com uma interação entre a ação mecânica, ação química, temperatura e tempo.
 
A limpeza é uma operação que consiste na aplicação de um detergente químico, a uma certa temperatura, durante o tempo necessário para dissolver ou amolecer os resíduos de modo que uma ação mecânica possa removê-los com facilidade, sem danificar a superfície”.
 
Em consequência desta definição ele criou no mesmo ano uma representação gráfica que ficou conhecida como Ciclo de Sinner. Desde aquela época até os dias atuais estes princípios são aceitos universalmente e servem de base ao  desenvolvimento de qualquer processo de limpeza.

Processos bem equilibrados e baseados nestes fundamentos levam a uma operação de limpeza ideal e econômica onde deverá existir uma perfeita combinação entre ação mecânica, ação química, temperatura e tempo de contato, assegurando a máxima remoção de sujidades. Caso um dos fatores seja reduzido outro(s) deverá(ao) aumentar para compensá-lo.

O fator Tempo refere-se ao tempo de ação do produto usado na limpeza, o tempo em que a ação mecânica é exercida e o tempo total da operação. 
 
Ação Química significa a ação de um detergente (ácido, neutro ou alcalino). Sua ação normalmente pode ser aumentada ou diminuída pelo produto escolhido, bem como pelo aumento ou diminuição de sua concentração. Isto indica a importância de selecionar o melhor produto e obedecer a uma diluição definida para um processo. 
 
Ação Mecânica significa uso de máquinas, como exemplo a enceradeira, que geram pressão e fricção. Quando nenhum equipamento é usado considera-se que o operador exercerá Ação Mecânica através da esfregação de fibras de limpeza, panos ou escovas. 
 
O fator Temperatura influencia drasticamente os resultados da limpeza, porém, raramente se utiliza aquecimento nas operações. Exemplos de uso da temperatura são a dissolução de detergente em água aquecida, que potencializa o poder de detergência e emoliência. Máquinas de lavar louças, lavar peças e lavagem de ultrassom também são exemplos por possuírem maior controle sobre o ambiente da limpeza, assim, usando água aquecida.
 

Nossas redes sociais
Endereço Matriz
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.
Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.