• (14) 3311-4000
  • spsp@spsp.com.br
postado em 04/02/2020

25 dicas de segurança residencial para manter sua casa mais protegida

A SPSP preparou uma lista com 25 dicas de segurança residencial que vão te ajudar a pensar em formas para deixar sua casa mais segura.
Quem mora em casa, precisa de cuidado redobrado na segurança, pois o ladrão tem muito mais opções e facilidades de entrada.
 
Quanto mais externo à casa, maior deve ser o grau de segurança usado. Se o objetivo é manter o ladrão do lado de fora, o esforço maior, deve estar concentrado na rua e no quintal.
 
Câmeras internas de nada adiantam, se o ladrão já entrou, ele vai roubar! Por isso, este post é dedicado aos requisitos de segurança para manter os invasores fora da sua casa.
 
1. É importante que quem passa na rua veja o acontece no seu quintal. Isso inibe os invasores, que não poderão se esconder por trás do seu muro e ficar a vontade para arrombar calmamente suas portas e janelas. A fachada deve permitir a fácil visualização de toda a área frontal da casa, pelo maior número de pessoas possíveis.
2. Para não exagerar, mas não abrir mão da segurança opte por uma altura de muro entre 2 e 3 metros.
3. Elimine as opções de escalação. Evite detalhes arquitetônicos que possam facilitar a escalada do muro.
4. O muro não deve ter saliências, cantos e vãos, que dificultem ou impeçam a visualização da presença de estranhos.
5. Tenha um quintal iluminado. A luz é inimiga dos invasores, é difícil se esconder em um quintal bem iluminado.
6. Use iluminação com sensor de presença no jardim e em outros caminhos de acesso. Quando o invasor se movimentar pelo seu quintal e for surpreendido pelo acendimento das luzes, vai pensar que foi descoberto e provavelmente irá fugir.
7. Iluminação externa ligada o dia inteiro significa que você está fora de casa. Utilize sensores fotoelétricos para acender as luzes quando escurecer e apagá-las quando amanhecer.
8. Instale alarmes nas portas e janelas.
9. Após instalado o alarme, peça aos seus vizinhos que sempre que o alarme permanecer acionado por mais do que o tempo de um disparo acidental, eles chamem a polícia.
10. Lembre-se de que a instalação de sistemas de alarme não elimina a necessidade de outras medidas de segurança.
11. Câmeras de segurança nas entradas e nas áreas externas inibem a entrada de invasores. Acima de tudo, é importante que você possa ver o que há do lado de fora, para não ser abordado ao sair.
12. Proteja a porta dos fundos da mesma forma que a da entrada.
13. Portas externas devem ser maciças e o mais reforçadas possível. A maneira mais comum de se forçar a entrada por uma porta com portais de madeira é o chute, em outras palavras a porta deve ser resistente o suficiente para não ser quebrada.
14. Utilizes fechaduras tetra ou multiponto para aumentar a segurança de suas portas.
15. Se você perder uma chave de casa, mude a fechadura imediatamente.
16. Nunca use etiquetas de identificação em seus chaveiros.
17. Não esconda suas chaves do lado de fora. Ao invés disto, dê uma chave extra para uma pessoa de confiança.
18. Instale trancas extras ou cabos de madeira para impedir que as janelas abram mais do que 10 cm.
19. Considere instalar grades nas janelas (mas certifique-se que elas possam ser facilmente removidas em caso de fuga de incêndio ou outra emergência).
20. Evite plantas que possam servir de esconderijo no seu quintal, certamente ficará mais difícil invadir sem ter onde se esconder.
21. Opte por um portão eletrônico, para que você não precise se expor descendo do carro para abrir a garagem.
22. Ao entrar ou sair de sua garagem, observe o fechamento do portão eletrônico, pois os marginais se aproveitam para entrar sorrateiramente nessa hora.
23. Cuidado com a instalação de lixeiras na sua calçada. Quando colocadas junto ao muro ou grade podem ser usadas como “degrau” para facilitar a entrada do ladrão.

 
24. Peça a um vizinho ou a um amigo para olhar sua casa enquanto você estiver ausente.
25. Combine com um vizinho ou a um amigo para pegar suas correspondências e depositar lixo em sua lixeira enquanto estiver viajando.
 
Muitos bandidos não demoram mais de 60 segundos para invadir uma residência. Quanto mais trabalhoso for, menor a chance de que a sua casa seja a escolhida para a entrada.
 
Um invasor irá dispensar sua residência se ela exigir muito esforço ou requerer mais ferramentas do que ele possua. Ladrões escolhem residências vazias com fácil acesso, grandes quantidades de áreas cobertas e com as melhores rotas de fuga. Quanto mais pudermos proteger as nossas casas, melhor!
 
Analise a vulnerabilidade de sua casa. Finja que você perdeu suas chaves e pense em formas de entrar, tanto no quintal quanto na casa. Dessa forma irá encontrar seus pontos fracos e, portanto, poderá fortalecê-los.
 
Colocar todas as dicas acima em prática não é uma tarefa fácil, por outro lado não é por isso que você vai deixar de aplicar as que estiverem ao seu alcance.

SPSP - Cuidando dos Melhores!
Nossas redes sociais
Endereço Matriz
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.